Em baixa
Pelotas termina julho com saldo negativo de empregos
Dados divulgados pelo novo Caged apontam aumento no número de desligamentos
Saldo negativo nos empregos em Pelotas, é isso que apontam os novos dados de julho disponibilizados pelo portal do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento aponta uma queda de 9,87% no número de admissões e um aumento de 4,18% no número de desligamentos, se comparados ao mês de junho, quando o saldo foi positivo.
Entre janeiro e maio, os números do Caged apontavam saldo positivo de admissões na cidade. Foram 12.358 admissões contra 11.482 desligamentos, gerando um resultado positivo de 876 vagas - variação de 1,47%. O mês de junho seguiu registrando números satisfatórios, onde o saldo final foi positivo em 298 contratações.
A tendência de alta, no entanto, foi revertida no primeiro mês do segundo semestre. No total, foram 2.138 admissões e 2.164 desligamentos, o que resultou em um saldo negativo de 26 demissões. Entre todos os setores monitorados, apenas indústria e serviços encerraram o mês no negativo: -67 e -54, respectivamente.
Resultado ruim em análise
Presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Augusto Vaniel disse que, como os dados apresentados pelo Caged ainda são recentes, ainda não houve tempo para análise. Segundo ele, a categoria irá se debruçar sobre o resultado referente o setor para ter um diagnóstico sobre os motivos que levaram ao aumento nos desligamentos.
Informações da região
O resultado desfavorável no emprego não é exclusividade de Pelotas. Outros municípios da Zona Sul também registraram números inferiores, como Arroio Grande, Morro Redondo e Pinheiro Machado. Quem teve o pior saldo foi Capão do Leão, que teve 44 demissões a mais do que contratações. Já cidades em Rio Grande e São Lourenço do Sul, o saldo de julho foi positivo.
Apesar do cenário regional desfavorável, na esfera estadual os números são otimistas. Foram 7.511 novas vagas, com os setores de indústria e serviços se destacando, com 30.346 admissões no primeiro e 43.023 no segundo. O único que teve saldo negativo no Estado foi o setor da agropecuária, com -35. Embora positivo, se comparados a junho, no entanto, em julho houve uma queda de 5,6% na geração de vagas.
Saldos em alguns municípios da Zona Sul
Arroio do Padre: 1
Arroio Grande: -22
Canguçu: 7
Capão do Leão: -44
Herval: 1
Morro Redondo: -2
Pinheiro Machado: -6
Rio Grande: 44
São Lourenço do Sul: 25
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário